sábado, 1 de abril de 2017

Mosteiro de São Bento de Garanhuns





O Mosteiro de São Bento de Garanhuns foi fundado no dia 3 de abril de 1940, sendo o Bispo da Diocese de Garanhuns Dom Mário de Miranda Villas Boas; o Arquiabade da Congregação Beneditina do Brasil, Dom Lourenço Zeller OSB; e o Prefeito do Município de Garanhuns, Dr. Celso Galvão.

Por decisão do Capítulo Geral da Congregação e indicação do Arquiabade D. Lourenço, os monges beneditinos da Abadia do Rio de Janeiro, Dom Domingos de Silos Tavares e Dom Gerardo Martins foram encarregados de fundar, aqui no Nordeste, um Mosteiro, que teria como tarefa principal dirigir e manter uma Escola Claustral, que viesse a formar jovens candidatos para as Abadias brasileiras, especialmente para as do Nordeste.

Foi, depois, transformado em Priorado dependente da Abadia de Olinda em 1980, e posteriormente erigido em Priorado Conventual a 12 de maio de 1986, na Diocese de Garanhuns. (Diretório Litúrgico OSB).

Os priores deste mosteiro foram:

Dom Gerardo de Barros Wanderley, OSB  +27/07/2010 – 1º Prior Conventual

Dom José Gabriel Araújo Azevedo, OSB - 2º Prior Conventual

Dom Gregório Pereira Lima, OSB - 3º Prior-Administrador – Eleito em 21 de novembro de 2006, empossado em 22 de novembro de 2006.

Prior atual:
Dom João Batista dos Santos Andrade, OSB
4º Prior Conventual, empossado em 17 de dezembro de 2007.

UIOGD

Nenhum comentário:

Postar um comentário