quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Benção Abacial de Dom Luiz Pedro OSB como Abade de Olinda



Aconteceu ontem, 27 de dezembro de 2016, a posse canônica e benção abacial do 108º Abade de Olinda, Dom Luiz Pedro Soares OSB.

A cerimônia aconteceu na basílica do Mosteiro de Olinda e foi presidida por Dom Antonio Fernando Saburido OSB, Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife. Estavam presentes o Bispo auxiliar de Recife, Dom Antonio Tourinho Neto; o vigário geral da Arquidiocese, Dom Severino Batista de França OFMCap; o administrador diocesano da Paraíba, Dom Genival Saraiva; o Abade Presidente da Congregação Beneditina do Brasil, Dom Felipe OSB, também Abade do Rio de Janeiro; Dom Emanoel D'Able do Amaral OSB, Arquiabade de Salvador; o prior do mosteiro de Garanhuns, Dom João Batista OSB; e vários outros monges e monjas de todo o Brasil.


Como lema de seu abaciado, Dom Luiz Soares escolheu uma sentença extraída da Regra Beneditina: “Spem suam Deo commiterre (RB 4, 41)”, que significa “Colocar toda a esperança em Deus.”


Ordenado presbítero há trinta anos, Dom Luiz Pedro Soares nasceu no Agreste da Paraíba, na cidade de Tacima (atual Campos de Santana), município que faz divisa com Nova Cruz, no estado do Rio Grande do Norte. Lecionou a disciplina de Religião no Colégio de São Bento, atuou como Prior do Mosteiro de São Bento em Fortaleza e desde 2013 vinha atuando como Prior Administrador do Mosteiro de São Bento de Olinda.



 

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Novo Abade de Olinda



O Mosteiro de São Bento de Olinda tem novo Abade: foi eleito, neste mês de dezembro de 2016, o atual prior administrador, dom Luiz Pedro Soares OSB.

Que Deus o abençoe e proteja nesta difícil missão que lhe foi confiada pela comunidade monástica.

Deo gratias!


segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Basílica de São Bento em Norcia abalada pelo terremoto

Notícia triste, publicada no blog Khristianos:



Khristianós: Basílica de São Bento: Amigos, o dia começou com essa triste notícia: o terremoto que abalou a cidade de Norcia destruiu a Basilica de São Bento, no local onde...

sábado, 29 de outubro de 2016

Beneditinos mortos por ódio à fé serão beatificados na Espanha





28/10/2016 20:16

Madrid (RV) – Quatro monges beneditinos que fizeram do ora et labora seu ideal de vida. Viviam no Priorado de Nossa Senhora de Montserrat, em Madrid e depararam-se com a violência da Guerra Civil de 1936, quando começou a voltar-se contra os religiosos e os sacerdotes.

A única culpa que foi atribuída a eles foi a de seguir Jesus Cristo na escola de São Bento e de serem sacerdotes. Chamavam-se José Antón Gómez (1891-1936), Antolín Pablos Villanueva (1871-1936), Juan Rafael Mariano Alcocer Martínez (1889-1936) e Luis Vidaurrázaga Gonzáles (1901-1936).

Os quatro serão beatificados pelo Cardeal Angelo Amato - Prefeito da Congregação da Causa dos Santos, representando o Santo Padre - na manhã deste sábado (29/10), na Catedral madrilenha de Almudena.

sábado, 17 de setembro de 2016

Novo Abade Primaz dos beneditinos



Foi eleito, neste congresso mundial dos abades beneditinos de 2016, o novo Abade Primaz dos beneditinos: Dom Gregory Polan, da Abadia Conception, Missouri, USA.

E o 10º Abade Primaz da Confederação Beneditina, sucedendo dom  Notker Wolf.

Deo gratias!

segunda-feira, 11 de julho de 2016

São Bento, pai dos monges



São João Paulo II (1920-2005), papa
Homilia em Núrsia, Itália, 23/03/80


O exemplo de São Bento: «Ora et labora»

São Bento soube interpretar com perspicácia e de modo seguro os sinais dos seus tempos quando escreveu a sua Regra, na qual a união da oração e do trabalho se tornava, para aqueles que a aceitassem, o princípio da aspiração à eternidade: «ora et labora», reza e trabalha. [...] Lendo os sinais dos tempos, Bento viu que era necessário realizar o programa radical da santidade evangélica [...] numa forma ordinária, nas dimensões da vida quotidiana de todos os homens. Era necessário que o heróico se tornasse normal, quotidiano, e que o normal, o quotidiano, se tornasse heróico. Deste modo, o pai dos monges, o legislador da vida monástica no Ocidente, tornou-se também o pioneiro de nova civilização. Onde quer que o trabalho humano condicionasse o desenvolvimento da cultura, da economia e da vida social, aí chegava o programa beneditino da evangelização, que unia o trabalho à oração e a oração ao trabalho. [...]

São Bento é o patrono da Europa nesta nossa época. E é-o, não só em consideração dos seus méritos particulares para com este continente, a sua história e a sua civilização, mas também se consideramos a nova atualidade da sua figura perante a Europa contemporânea. Pode-se apartar o trabalho da oração e fazer daquele a dimensão única da existência humana. A época contemporânea traz consigo essa tendência. [...] Tem-se a impressão de que a economia domina a moral, de que a temporalidade domina a espiritualidade. Por um lado, a orientação quase exclusiva para o consumismo dos bens materiais tira à vida humana o sentido que lhe é mais profundo. Por outro lado, o trabalho está-se a tornar, em muitos casos, um constrangimento alienante para o homem que, submetido aos coletivismos e quase sem querer, se aparta da oração, tirando à vida humana a sua dimensão ultratemporal. [...]

Não se pode viver para o futuro sem reconhecer que o sentido da vida é maior que aquilo que é temporal e passageiro, que este sentido está acima deste mundo. Se as sociedades e os homens do nosso continente perderam o interesse por este sentido, devem reencontrá-lo. [...] Se o meu predecessor Paulo VI chamou São Bento de Núrsia para ser o patrono da Europa, é porque ele poderá ajudar a Igreja e às nações da Europa a realizarem este objetivo.

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Dupla ordenação diaconal



Nosso mosteiro de Garanhuns está em festa: foram ordenados no dia de São João dois novos diáconos da Igreja: dom Anselmo e dom Basílio.

O ordenante foi o Bispo de Garanhuns, dom Paulo Jackson. Estavam presentes vários monges de outros mosteiros, inclusive Dom Matias, abade do mosteiro de São Paulo.

Deo gratias!