domingo, 6 de novembro de 2011

Retiro de 2011




Benedicite!

Aconteceu hoje o nosso retiro anual, nas dependências do nosso Mosteiro de Garanhuns. Estavam presentes quase todos os oblatos e o nosso diretor espiritual, Dom Mauro Roberto, OSB.

O retiro foi pregado pelo reverendíssimo Dom Fernando Guimarães, CSSR, Bispo Diocesano de Garanhuns, que explanou sobre as origens da vida consagrada e religiosa desde os primórdios da Igreja e a inserção de fiéis leigos que, sem sair da grande tribulação do mundo, bebem das mesmas fontes espirituais das Ordens e Congregações religiosas, como somos nós, oblatos beneditinos. Também discorreu sobre as várias formas de associações de fiéis leigos e suas diferenças, como as ordens terceiras, confrarias e irmandades, e terminou comentando sobre a evolução das formas de vida consagrada na Igreja e o fenômeno das novas comunidades de vida na Igreja.

Logo em seguida, participamos da missa conventual da Solenidade de Todos os Santos.

À tarde, antes da nossa reunião mensal, vários oblatos e nosso Diretor fomos à casa de nossa irmã oblata mais idosa, Rosa de Lima, que já não consegue sair de casa sem grande dificuldade, e que ficou muito feliz e emocionada com a nossa visita.

Na reunião vespertina, Dom Mauro fez o repasse do III Encontro Nacional dos Oblatos Beneditinos, que aconteceu em Salvador, BA, quando foi reeleito o coordenador, Ir Tomé (Everaldo) para mais 4 anos.

O nosso próximo encontro será em dezembro, para a confraternização de Natal.

U.I.O.G.D.

Um comentário:

  1. Desejo me tornar Oblato.

    Favor, ajudem-me neste caminho.

    Eudes Inacio: eudes.inacio@yahoo.com.br

    ResponderExcluir