terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Por que ser um oblato beneditino?



“Houve um homem de vida venerável, Bento pela graça e pelo nome... que desprezando os bens e a casa paterna, buscou o hábito da vida monástica, desejando somente a Deus agradar” (São Gregório Magno, Livro II dos Diálogos, Prólogo).
Bento de Núrsia é um dos santos mais conhecidos e queridos da Igreja, padroeiro da Europa, poderoso intercessor e considerado um dos pais do monaquismo cristão. É o criador da famosa Santa Regra, adotada até hoje por todos os mosteiros de sua Ordem e os de outras Ordens também, pela excelência de seu conteúdo, equilíbrio, discernimento e clareza, cujo lema é o Ora et Labora.
A Ordem de São Bento, a mais antiga Ordem religiosa em atividade no mundo, e uma das mais antigas no Brasil e nas Américas, tem uma enorme tradição em nosso meio. Seus mosteiros são há muito conhecidos e amados pelo amor que dedicam à Sagrada Liturgia, em todos os seus aspectos e detalhes, especialmente o canto gregoriano, sublime meio de estar mais perto de Deus. Além disso, não podemos esquecer a imensa irradiação cultural destes mosteiros, responsáveis pela guarda de boa parte do Saber humano na Idade Média, e a já tão conhecida e admirada hospitalidade beneditina, que tão bem sabe acolher todos aqueles que deles se aproximam em busca de paz e de acolhimento, de aconselhamento espiritual, da discrição, da liturgia vivida bela e profundamente na Santa Missa e no Ofício Divino, de contemplação e de oração; em suma, da Pax beneditina.
Por todos estes e outros aspectos, é natural que haja interesse por parte de algumas pessoas em participar mais de perto da vida beneditina, através da Liturgia das Horas, da Lectio Divina e da meditação, filiando-se a algum mosteiro, fazendo então parte de sua comunidade monástica, como irmão dos monges, mesmo vivendo na agitação do mundo – são os oblatos. Estes homens e mulheres, de todos os estados de vida, leigos ou ministros ordenados, buscam na Regra de São Bento a orientação para a vida cotidiana, buscando a pax beneditina, sendo testemunhas da Santa Regra e ainda sal, fermento e luz do Evangelho em um mundo cada vez mais afastado de Deus (Cf. Vaticano II e Documento de Puebla).
O oblato beneditino busca a Deus seguindo os passos de Bento de Núrsia (Escuta, filho, os preceitos do Mestre e inclina o ouvido do teu coração... [Prólogo da RB]), vivendo coerentemente seu Batismo, Confirmação e Eucaristia em seu próprio estado de vida, dentro do espírito da Santa Regra, pelo exemplo de seus irmãos monges e demais oblatos, na freqüência aos sacramentos, pela assiduidade da oração e na vida eclesial.
O oblato beneditino, como cristão consciente, é parte ativa e atuante da Santa Igreja, pulsando com Ela em sintonia e fidelidade filiais, identificando-se plenamente com as intenções do Sumo Pontífice e com o Sagrado Magistério. Deve viver intensamente sua vida paroquial e diocesana, imprimindo em seu apostolado leigo a espiritualidade beneditina.
Ser oblato beneditino é unir-se em uníssono à Igreja peregrina e orante na freqüência ao Santo Sacrifício da Missa e ao Ofício Divino, na parte que lhe cabe. É intensa comunhão de orações, sacrifícios e serviços com a sua comunidade monástica. É amar e viver a liturgia, junto com seus irmãos do mosteiro.

61 comentários:

  1. Olá, saudações!

    Meu nome é Christiano Galvão, sou de Belo Jardim, agreste setentrional de Pernambuco, bem próximo a Garanhuns, e gostaria de saber como e onde posso me tornar um oblato beneditino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristiano me chama no Whatsapp 81994953389...sou vocacionado e tbm sou de Belo Jardim

      Excluir
  2. Olá, Christiano! Benedicite!

    Para se tornar um oblato, comece frequentando o mosteiro. A missa conventual é todo domingo, 10:30 h. Durante a semana, de segunda a sexta, missa às 18h e no sábado, às 8h.
    Todos os dias, o ofício divino é aberto ao povo, pela manhã e à tarde.
    Procure o Prior do mosteiro, Dom João Batista, que lhe dará todas as informações necessárias.

    U abraço!

    ResponderExcluir
  3. Uma pessoa divorciada pode ser oblato?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada caso é um caso. Se alguém é divorciado, mas não convive maritalmente com outra pessoa, pode sim, em princípio, ser oblato. Não pode ser oblato quem vive em situação irregular perante a Igreja (casal em segunda união, por exemplo).

      Mas cada caso deve ser analisado pelo diretor do grupo de oblatos e/ou pelo abade do mosteiro. Foi aprovado em 2011 um novo estatuto, que prevê a situação de casos como este.

      Converse com o superior (abade / abadessa ou prior / proresa) do mosteiro que você quer se associar e tire suas dúvidas.

      Santa Quaresma!

      Excluir
  4. Tenho dois filhos e sou casado a 8 anos mas minha esposa tem complicadas e contundentes rejeições ao cristianismo e a qualquer religião. Faço postulantado na ordem em uma comunidade cristã ecumênica, mas gostaria de saber se poderia ser feita numa comunidade católica propriamente.
    Paz e Graça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pax!

      Converse com o seu diretor espiritual ou algum sacerdote e exponha o seu caso. No caso da oblação beneditina, você deveria conversar com o prior ou abade do mosteiro que você deseja se ligar.

      Mande um email para mim me dizendo onde você mora que eu posso lhe indicar o mosteiro mais próximo.

      Abraço fraterno!

      Excluir
  5. Esqueci de dizer, o casamento é civil e não religioso. A oblação teria resistências numa comunidade católica propriamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci de colocar acima, meus emails são:

      fernandomaia@yahoo.com.br ou flanautico@hotmail.com

      Não desista, converse com o prior do mosteiro que você deseja se ligar.

      UIOGD

      Excluir
  6. Há algum impedimento para que uma pessoa protestante seja oblato beneditino católico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Para ser oblato, basta ser validamente batizado, não ter nenhum impedimento canônico e entender o significado da oblação e suas consequências. Porém, ser oblato pressupõe que a pessoa seja católica, e que deseja trilhar este caminho. Mas também existem oblatos beneditinos ligados a mosteiros anglicanos; que eu saiba, não há nenhum no Brasil.

      Se este é o seu desejo, irmão, seja muito bem vindo. Estou à sua disposição para orientá-lo. Meu email é fernandomaia@yahoo.com.br ou flanautico@hotmail.com

      Excluir
    2. Apenas para informá-lo que na Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) existe a Ordem dos Oblatos Anglicanos de São Bento, com articulação nacional. Na Diocese Anglicana do Recife (DAR), existe uma decania dessa ordem, que segue na tradição anglicana a espiritualidade beneditina. Entretanto, para ser membro da Ordem é necessário ser membro, por pelo menos um ano, da Comunhão Anglicana e está ligada a uma igreja anglicana da IEAB. Nosso endereço na Internet: www.beneditinos.net , onde existem nossos contatos. PAX!

      Excluir
  7. Sou casado apenas no civil e tenho um filho, posso me tornar oblato? Minha esposa não entende a minha fé Cristã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Converse com o prior ou abade do mosteiro que você escolheu, e ele lhe ajudará. Cada caso é um caso.
      Obrigado pela pergunta!

      Excluir
  8. Ir. Francisco, o oblato beneditino tem habito próprio? Agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do mosteiro. Alguns têm, a maioria não. O que todos nós usamos é a medalha de São Bento ou um escapulário, que costuma ser feito com o mesmo tecido do hábito dos monges do mesmo mosteiro.

      Excluir
    2. Existe em São Paulo a Fraternidade Beneditina dos Oblatos de São José, um instituto de vida apostólica vinculado ao Mosteiro de São Bento de São Paulo e submetido ao Ordinariado Militar do Brasil cujos membros usam hábito nas atividades da fraternidade, para conhecer veja nossa página no Facebook: Fraternidade Beneditina. Qualquer dúvida pode me contatar por e-mail: thranduil@uol.com.br. Ir. Josenaldo de São Rafael Arcanjo.
      .

      Excluir
    3. Boa noite. Esta fraternidade de Oblatos é apenas masculina?

      Excluir
    4. Não, temos oblatos homens e mulheres, solteiros e casados, e um sacerdote, oblatos.

      Excluir
  9. Olá Ir. Francisco,

    Pegando o gancho da pergunta anterior... Os oblatos usam hábito? O mosteiro de Olinda permite que os oblatos usem hábito ao menos em solonidades? E mesmo que o mosteiro não permita o oblato pode em situações especificas usar o hábito?

    ResponderExcluir
  10. Olá! Os oblatos seculares (que vivem fora do mosteiro) do mosteiro de Olinda não usam hábito nunca - não está previsto. Eles usam o escapulário ou a medalha de São bento. Existe um oblato regular, que vive no mosteiro de Olinda e usa hábito, que é Dom Marcelo Carvalheira, Arcebispo emérito da Paraíba.
    Um oblato só pode usar hábito se for permitido pelo seu superior, em quaisquer circunstâncias, dentro ou fora do mosteiro. Fora disto, não há exceção.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  11. Olá Ir. Francisco,
    Muito obrigado pela pronta resposta ao comentário. Mas, ainda tenho outras dúvidas. O estatuto dos Oblatos (não sei nem se tem validade para todos os oblatos e mosteiros) disponível na internet, fala de Vestição e que o Oblato pode ser sepultado com o hábito monástico (túnica, cingulo e escapulário). O que isso significa? Você também falou do escapulário, o que é? Não que me importe com o uso do hábito, mas acredito que seja parte da identidade e muito me orgulharia usar o hábito beneditino. Aproveito a oportunidade para parabenizar pelo seu excelente blog.
    Abraço
    Bruno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bruno,
      O estatuto dos oblatos beneditinos seculares, que foi aprovado ad experimentum em 2011, e deve ser referendado no próximo ano, no conselho dos abades, não prevê o uso do hábito pelos oblatos seculares, mas permite o sepultamento com o hábito monástico. O uso do hábito hoje é restrito aos oblatos regulares, que vivem diuturnamente no mosteiro.
      O escapulário é composto de duas partes do mesmo tecido do hábito monástico, de 7 x 7 cm, que são ligadas por duas tiras de tecido que ficam sobre os ombros; em uma, o emblema do mosteiro e na outra, a medalha de São Bento. Na foto desta postagem, eu e minha esposa estamos usando o mesmo.
      O escapulário do oblato tem o mesmo sentido do escapulário monástico, que é de ser um sinal visível da nossa opção; a diferença é o tamanho: o escapulário monástico reveste o corpo dos ombros aos pés, pela frente e por trás.
      Grande abraço!

      Excluir
  12. Olá Ir. Francisco,

    Desculpe ficar nesse diálogo, mas penso em ser Oblato e seu blog foi a fonte mais confiável que encontrei. Como disse não me incomodo em usar ou não o hábito. Um amigo meu seminarista diz que esse negócio de querer usar trajes eclesiásticos a todo custo sem ser de fato religioso é uma "compulsão clerical", deveria era ser religioso logo. Mas, também ressalvo, muito me orgulharia em usar o hábito beneditino em algumas circunstâncias... Mas torno a lhe incomodar com perguntas por duas razões. 1º Por que pode usar hábito morto e não vivo? Não é um contrassenso? 2º E como se dar os períodos de postulantado e noviciado? Basta apenas procurar o mosteiro e manifestar a vontade de ser oblato? Novamente lhe agradeço a presteza em responder minhas perguntas.
    Abraço,
    Bruno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruno! Não precisa pedir desculpas, não, imagina!
      Não sei lhe dizer exatamente porque pode-se ser sepultado com hábito, mas não se pode usá-lo em vida; creio que seja porque o hábito é sinal visível da consagração religiosa, por isso deve ficar restrito aos monges (penso eu).
      O postulantado deve durar um ano, o noviciado dois; ambos podem ser estendidos por mais um ano cada um, a critério do formador.
      Para ser oblato, procure o mosteiro que você escolheu e converse com o prior ou abade, que lhe encaminhará ao monge responsável.
      Grande abraço!

      Excluir
    2. Anônimo, boa noite, gostei muito de suas perguntas e colocacoes, em primeiro lugar, quero expor minha opinião pessoal acerca do comentário de seu amigo seminarista: ele demonstra uma visão bastante restrita seja do hábito, seja do que e ser religioso. O uso do habito não é exclusividade dos religiosos, membtme de ordens terceiras e até na nossa Fraternidade usamos o hábito, em segundo lugar, o chamado a vida religiosa ou a oblação eu una autentica vocaçao, não e um prêmio de cobdolcons pra quem não conseguiu ser sacerdote ou religioso. O uso do hábito é um sinal externo de nossa disposição em viver continuamente a nós converter e da nossa disponibilidade em pertencer a determinada família religiosa. Se quiser pode me contatar pra conversarmos: thranduil@uol.com.br.

      Excluir
  13. Desde criança me sonho era me tornar um monge beneditino, porém, como uma criança não tem voz de comando sobre si mesma, o tempo passou e hoje tenho 32 anos. Posso me tornar um oblato secular, porém, sou de Campos dos goytacazes, rj e o mosteiro mais proximo é a OSB do rio de janeiro. È bem distante, será que seria inviavel? Pois não sei da assiduidade necessaria do oblato secular ao mosteiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lázaro!
      Você pode, sim, tornar-se oblato, se não tiver nenhum impedimento canônico. A distância atrapalha, mas não impede a oblação, há casos parecidos com o seu. Converse com o diretor dos oblatos do mosteiro do Rio, que ele poderá lhe dar maiores esclarecimentos.

      Excluir
  14. Boa Noite Ir Francisco tudo bem? Bom, gosto muito de frequentar o Mosteiro de São Bento aqui de São Paulo, sou devoto de São Bento e admiro muito a vida monástica, as vezes penso em largar tudo e ser monge beneditino, mas a vida no mundo ainda me segura com alguns compromissos, então surgiu a vontade de me tornar oblato secular eu apenas namoro já tem cinco anos não sou casado ainda nem nunca casei e nem tenho filhos, sou ministro da eucaristia mas devido algumas mudanças na paróquia não estou ajudando no ministério, mas ainda ajudo outras igrejas com cantos litúrgicos nas missas, e de resto estou totalmente em união com a igreja sem nenhum impedimento que eu saiba, a não ser o namoro de cinco anos rsrsrsrsrrss, teria chances de me tornar oblato secular ou há impedimento por isso? Uma vez fui ver para Diácono e não aceitaram, como fica para a Oblação? Abraço Fraterno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gustavo! Não existe nenhum impedimento em namorar e casar para ser oblato, não; existem oblatos solteiros, casados, sacerdotes seculares, até bispos (Dom Marcelo Carvalheira, arcebispo emérito da Paraíba, é oblato do mosteiro de Olinda).
      Procure o Abade do mosteiro de São Paulo, que ele lhe encaminhará ao monge responsável pelos oblatos.

      Excluir
    2. Anônimo, suas condicoes de vida não impedem sua oblacob, nem no mosteiro de São Bento de São Paulo, nem na nossa Fraternidade, visite nossa página no Facebook: Fraternidade Beneditina. Qualquer dúvida estou a disposição: thranduil@uol.com.br. Ir. Josenaldo de São Rafael Arcanjo.

      Excluir
  15. Olá, Irmão Francisco. Existem oblatos femininos, assim como existem monjas beneditinas? Moro em Niterói, Rio de Janeiro. Acredito que o Mosteiro mais próximo seria em Petrópolis.
    Se pudesse, por favor, fazer contato meu e-mail é 21shouse@outlook.com.
    Fique com Deus. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem, sim, oblatos e oblatas, de mosteiros masculinos e femininos, não há separação, não. No meu mosteiro, por exemplo, que é masculino, há várias oblatas, solteiras e casadas. Você pode escolher livremente um mosteiro masculino ou feminino.

      Excluir
  16. Olá irmão!
    Meu nome é Alexandre.
    Uma dúvida!
    Meu sonho sempre foi ser um Monge,mas por ter responsabilidades em cuidar de meus pais, não poderia.
    Posso ser um Oblato secular e viver o celibato? Sempre me senti chamado a ser celibatário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode, sim, Alexandre, solteiros, casados, padres, bispos, todos podem ser oblatos.

      Excluir
    2. Alexandre, como disse o irmão não existe nenhum impedimento. Vale a pena fazer um discernimento vocacional pra saber para que você e chamado. Se quiser entrar em contato conosco terei prazer em conversar com você: thranduil@uol.com.br.

      Excluir
  17. Oi irmão tudo bem?Meu nome é Sidney sou de Maceió aqui não tem mosteiro beneditino,não que eu saiba,se eu quisesse me tornar oblato no caso como nao tenho casa em Garanhuns eu seria um oblato secular né isso?Mas o oblato querendo pode ser monge depois?A diferença de um monte para um oblato eu ainda não entendi direito poderia explicar?Desculpe o incômodo Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  18. Só mais uma coisa irmão,o oblato secular tem alguma despesa por conta da própria pessoa? Obrigado.(Sidney)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sidney!
      O mosteiro beneditino masculino mais próximo de Maceió é o de Garanhuns, e o feminino é em Arapiraca.
      O oblato secular mora em sua própria casa, e visita o mosteiro. O oblato regular vive no mosteiro, segue a rotina dos monges, mas não é monge, não emite votos canônicos.
      O oblato secular vive do seu trabalho, na sua casa; o oblato regular vive no mosteiro e, se tiver alguma renda, pode (deve) contribuir para a manutenção da casa.
      Converse com o superior do mosteiro que você deseja fazer a oblação e exponha sua situação e o desejo de se tornar oblato, ele(a) lhe ajudará na sua decisão.
      Deus te abençoe!

      Excluir
  19. Boa tarde, sou casado, mas ainda hoje questiono minha vocação relogiosa. Se eu fosse separado ou viúvo, eu ainda teria alguma chance de ser frei beneditino? Tenho 50 anos e vou fazer dois anos de casado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viúvo, sim; separado, não. Para ser monge, não pode haver impedimento canônico e não pode ser casado. O estado civil separado ou desquitado não existe na Igreja, o casamento é indissolúvel...

      Excluir
  20. Moro em Brasília-Df como faço para me tornar um oblato beneditino?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ivanilda!

      Procure o mosteiro de Brasília e fale com o prior, dom André, ou com o diretor dos oblatos, dom Justino, que lhe darão todas as orientações.

      Excluir
  21. Prezado Ir Franscisco,

    Sempre tive vontade de ser um Oblato regular beneditino. Qulquer mosteiro aceita? Quais os tramites legais? Como poderia concretizar esse sonho? Nós iniciamos um grupo com 08 rapazes para vivermos a espiritualdadade benediitna e hoje 07 anos que são 08 rapazes e hoje está tomando uma proporção maior de pessoas querendo fazer parte. Pensamos em ter um estatuto ou regimento interno, poruqe os 08 pensam em vive juntos em uma casa, porem temos que ter um estatuto ou regimento interno, o que me aconselha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer mosteiro pode aceitar oblatos regulares, depende da comunidade. Entre em contato com o mosteiro que você deseja se filiar e converse com o abade ou prior, ou ainda com o monge dirigente do grupo de oblatos.
      Os oblatos beneditinos sempre são ligados a um mosteiro, não existem comunidades de oblatos em vida comunitária, a não ser os regulares, que vivem dentro do mosteiro, sob a jurisdição do abade.

      Excluir
  22. Salve Maria meu irmãos, que Deus os abençõe, a dúvida é: Como posso oblato beneditino se moro distante, sou da BA. vou deixar meu zap aqui caso alguém possa mim ajudar. 75988919457

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem o mosteiro de São Bento da Bahia em Salvador, se quiser pode ver no Google, qualquer dúvida estou a disposição: thranduil@uol.com.br

      Excluir
  23. um oblato pode, posteriormente, tornar-se monge?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode, sim, Alex. Depende do oblato e da comunidade monástica

      Excluir
  24. Obrigado pela qualidade da sua informação e formação.
    Existe idade máxima para se tornar um oblato secular?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há limite de idade, nem de sexo. Temos homens e mulheres, solteiros e casados, e um sacerdote, oblatos.

      Excluir
    2. Não há limite de idade, mas cada mosteiro estabelece seu costume em relação a isso.

      Excluir
  25. Olá, posso me tornar oblato sendo de um estado que não possui mosteiro? Sou de Alagoas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lucas! Sim, você pode ser oblato em qualquer mosteiro; a distância atrapalha, mas não impede. Eu e minha esposa moramos em Maceió, mas somos oblatos do mosteiro de Garanhuns, em Pernambuco, que fica a 180 quilômetros de distância.

      Excluir
  26. Desejo ser uma oblatas. Sou católica praticante e muito devota de São Bento. Tenho 72 anos. Será q a idade é um impedimento? Como.posso ser um oblata? Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há limite de idade para ser oblato, nem de estado de vida. Procure um mosteiro e peça fara ser admitida como oblata.

      Excluir
  27. Olá, o estatuto dos oblatos vale para todos os oblatos? Os oblatos recebem um nome religioso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Luan, o estatuto dos oblatos vale para todos os mosteiros da congregação beneditina do Brasil. É costume que os oblatos, assim como os monges, ao iniciar o noviciado, recebam um nome religioso.
      Meu nome civil é Fernando, mas no mosteiro de Garanhuns sou irmão Francisco.

      Excluir
  28. Olá!
    Sou do Maranhão e gostaria de ser oblato. Aqui tem monastério?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que eu saiba, não. O mais próximo creio que seja o de Fortaleza.

      Excluir