sábado, 5 de outubro de 2019

São Francisco e os beneditinos



Muita gente não sabe, mas São Francisco de Assis, um dos santos mais queridos e populares da Igreja, tem uma profunda ligação com os beneditinos, e que mantém uma tradição mantida até os nossos dias.

No início do seu projeto espiritual, em 1210, Francisco buscou um lugar para se reunir com seus frades. Procurou o bispo de Assis e os Cônegos de São Rufino, para que lhe cedessem uma igreja, mesmo pequena, mas não conseguiu.

Procurou, então, um abade beneditino, dom Teobaldo, que, impressionado com o testemunho de Francisco, consultou a comunidade monástica e concedeu a Francisco a igrejinha da Porciúncula, que até hoje é a Casa Mãe dos Franciscanos.

Há ainda outro laço que une as duas famílias religiosas: foi às beneditinas da Abadia de São Paulo a quem Francisco recorreu para abrigar Santa Clara e sua irmã Inês, no ínício da vida das Clarissas, antes da fundação definitiva do Mosteiro de São Damião.

Como sinal desta antiga amizade, no dia de São Bento, 11 de julho, e em alguns lugares, na Sexta-feira Santa, os frades franciscanos presenteiam os monges beneditinos com peixes, e no dia de São Francisco, os monges presenteiam os frades com um litro de azeite.

São Francisco e São Bento, rogai por nós!