sábado, 5 de outubro de 2019

São Francisco e os beneditinos



Muita gente não sabe, mas São Francisco de Assis, um dos santos mais queridos e populares da Igreja, tem uma profunda ligação com os beneditinos, e que mantém uma tradição mantida até os nossos dias.

No início do seu projeto espiritual, em 1210, Francisco buscou um lugar para se reunir com seus frades. Procurou o bispo de Assis e os Cônegos de São Rufino, para que lhe cedessem uma igreja, mesmo pequena, mas não conseguiu.

Procurou, então, um abade beneditino, dom Teobaldo, que, impressionado com o testemunho de Francisco, consultou a comunidade monástica e concedeu a Francisco a igrejinha da Porciúncula, que até hoje é a Casa Mãe dos Franciscanos.

Há ainda outro laço que une as duas famílias religiosas: foi às beneditinas da Abadia de São Paulo a quem Francisco recorreu para abrigar Santa Clara e sua irmã Inês, no ínício da vida das Clarissas, antes da fundação definitiva do Mosteiro de São Damião.

Como sinal desta antiga amizade, no dia de São Bento, 11 de julho, e em alguns lugares, na Sexta-feira Santa, os frades franciscanos presenteiam os monges beneditinos com peixes, e no dia de São Francisco, os monges presenteiam os frades com um litro de azeite.

São Francisco e São Bento, rogai por nós!


domingo, 28 de julho de 2019

VI ENOB 2019



Benedicite!

Encerrou-se hoje, o VI ENOB - Encontro Nacional dos Oblatos Beneditinos, novamente em Aparecida, São Paulo, na pousada Bom Jesus.

O tema do encontro foi "A Opção Beneditina". Os palestrantes monges foram dom Justino, assistente espiritual nacional e prior do mosteiro de Brasília, Ir Maria Letícia, do mosteiro NS da Paz e dom Filipe, abade do Rio de Janeiro e presidente da CBB. Os demais palestrantes foram Luiz Henrique Azevedo, Maurício Savóia, ambos oblatos; José Paulo Carelli e Enrico Misasi, deputado federal.

Todas as palestras foram de altíssimo nível, com espaço para perguntas e colocações pela platéia - momentos de partilha muito ricos.

Todos os dias rezamos laudes, hora média, vésperas e completas e participamos da Santa Missa.

Também participamos de uma visita guiada à Basílica de Nossa Senhora Aparecida, sempre emocionante e de muita riqueza de aprendizado de arte e de fé para todos.


Houve, também, a eleição do novo coordenador nacional, o oblato Pedro de Arruda Jr, da Abadia de Santa Maria, em São Paulo.

U I O G D







domingo, 16 de junho de 2019

Oração segundo sâo João Clímaco



A oração é, quanto à sua natureza, a conversa e a união da alma com Deus; quanto à sua eficácia, é a conservação do mundo e a sua reconciliação com Deus, um ponto elevado acima das tentações, uma muralha contra as tribulações, a extinção das guerras, a alegria futura, a actividade que não cessa, a fonte das graças, a dadora dos carismas, um progresso invisível, o alimento da alma, a iluminação do espírito, o machado que corta o desespero, a expulsão da tristeza, a redução da ira, o espelho do progresso, a manifestação da nossa medida, o teste ao estado da nossa alma, a revelação das coisas futuras, o anúncio seguro da glória.

Tem coragem e terás o próprio Deus como mestre de oração. É impossível aprender a ver por meio de palavras, porque ver é um efeito da natureza. Assim também é impossível aprender a beleza da oração através dos ensinamentos de outros. A oração só se aprende na oração e o seu mestre é Deus, que ensina ao homem a ciência, que concede o dom da oração àquele que ora, que abençoa os anos dos justos.

São João Clímaco (c. 575-c. 650), monge do Monte Sinai in 'A Escada Santa'
 

domingo, 10 de março de 2019

Reiniciando as atividades em 2019



Benedicite!

Reiniciamos hoje as atividades do nosso grupo dos oblatos de Garanhuns. Temos um novo diretor, dom Anselmo OSB.

O tema de hoje foi a espiritualidade quaresmal de São Bento, quando refletimos sobre o capítulo 40 da Santa Regra. A conferência foi proferida por dom Anselmo.

Graças sejam dadas a Deus e a  NPSBento.

Santa Quaresma!